Pular para o conteúdo principal

Homens Maduros

Há uma indisfarçável e sedutora beleza
na personalidade de muitos homens
que hoje estão na idade madura.
É claro que toda regra tem suas exceções,
e cada idade tem o seu próprio valor.
Porém, com toda a consideração e respeito
às demais idades, destacaremos aqui
uma classe de homens que são
companhias agradabilíssimas:
Os que hoje são quarentões,
cinquentões e sessentões.

Percebe-se com uma certa facilidade,
a sensibilidade de seus corações,
a devoção que eles têm pelo que
há de mais belo: O sentimentalismo.
Eles são mais inteligentes, vividos,
charmosos, eloqüentes. Sabem o que falam,
e sabem falar na hora certa. São cativantes,
sabem se fazer presentes, sem incomodar.
Sabem conquistar uma boa amizade.

Em termos de relacionamentos,
trocam a quantidade pela qualidade,
visão aguçada sobre os valores da vida,
sabem tratar uma mulher com respeito e carinho. São homens especiais, românticos, interessantes e atraentes pelo que possuem na sua forma de ser, de pensar, e de viver. Na forma de encarar a vida, são mais poéticos, mais sentimentais, mais emocionais e mais emocionantes.

Homens mais amadurecidos
têm maior desenvoltura no trato
com as mulheres, sabem reconhecer
suas qualidades, são mais espirituosos,
discretos, compreensivos e mais educados.

A razão pela qual muitos homens maduros
possuem estas qualidades maravilhosas
deve-se a vários fatores:
A opção de ser e de viver de cada um, suas personalidades, formação própria e familiar, suas raízes, sabedoria, gostos individuais, etc... Mas eu creio que em parte, há uma boa parcela
de influência nos modos de viver de uma época, filmes e músicas ouvidas e curtidas deixaram boas recordações de sua juventude. Um tempo não tão remoto, mas que com certeza, não volta mais.

Viveram sua mocidade (época que marca a vida de todos nós)
em um dos melhores períodos do nosso tempo: Os anos 60 e 70. Considerados as "décadas de ouro" da juventude, quando o romantismo foi vivido e cantado em verso e prosa.

A saudável influência de uma época, provocada por tantos acontecimentos importantes, que hoje permanecem na memória e que mudaram a vida de muitos.

Uma época em que o melhor da festa era dançar coladinho, e namorar ao ritmo suave das baladas românticas. O luar era inspirador, os domingos de sol eram só alegrias.
Ouviam Beatles, Johnny Mathis, Roberto Carlos, Antônio Marcos, The Fevers, Golden Boys, Bossa Nova, Morris Albert, Jovem guarda e muitos outros que embalaram suas "Jovens tardes de domingo, quantas alegrias!
Velhos tempos, belos dias."

Foram e ainda são os homens que mais
souberam namorar: Namoro no portão, aperto de mão, abraços apertadinhos, com respeito e com carinho.
Olhos nos olhos tinham mais valor...
A moda era amar ou sofrer de amor.

Muitos viveram de amor...
Outros morreram de amor...
Estes homens maduros de hoje,
nunca foram homens de "ficar".
Ou eles estavam namorando firme,
ou estavam na "fossa", ou estavam sozinhos. Se eles "ficassem",
ficariam para sempre... ao trocar alianças com suas amadas.

Junto com Benito de Paula, eles cantaram a "Mulher Brasileira, em primeiro lugar!"
A paixão pelo nosso país, era evidente quando cantavam:
" As praias do Brasil, ensolaradas, no céu do meu Brasil,
mais esplendor... A mão de Deus abençoou,
Mulher que nasce aqui, tem muito mais Amor...
Eu te amo, meu Brasil, Eu te amo...
Ninguém segura a juventude do Brasil..."

A juventude passou, mas deixou gravado neles, a forma mais sublime e romântica de viver. Hoje eles possuem uma "bagagem" de conhecimentos, experiências, maturidade e inteligência que foram acumulando com o passar dos anos.

O tempo se encarregou de distingui-los dos demais: Deixando os seus cabelos
cor-de-prata, os movimentos mais suaves, a voz pausada, porém mais sonora.
Hoje eles são homens que marcaram uma época.

Muitos deles hoje dominam com habilidade e destreza essas máquinas virtuais, comprovando que nem o avanço da tecnologia lhes esfriou os sentimentos, pois ainda se encantam com versos, rimas, músicas e palavras de amor.
Nem diminuiu-lhes a grande capacidade de amar, sentir e expressar os seus sentimentos. Muitos tornaram-se poetas, outros amam a poesia.

Por que o mais importante não é a idade denunciada nos detalhes de suas fisionomias, e sim os raros valores de suas personalidades.
O importante é perceber que os seus corações permanecem jovens...

São homens maduros, e que nós, mulheres de hoje, temos o privilégio de poder admirá-los.
(Texto de Zélia Gatai)
Nota: Achei o texto da saudosa Zélia Gatai muito interessante ao descrever com tanta propriedade o encanto dos homens maduros, com todo respeito aos jovens que, um dia também chegarão lá.
Beijos na Alma,
Imagem Google

Comentários

  1. Oi Simone!
    Amei essa postagem! Muita verdadeira e realista. Os homens maduros são sensíveis e sabem diferenciar o que é realmente bom para eles, pois agem pelo coração o que é muito importante. Eles tem o dom de proteger, falar bonito, ser romântico, cavalheiros, pontuais, tudo de bom...rrss
    Um beijão enorme

    ResponderExcluir
  2. Amiga Rosana,
    Que bom que gostou do Post, os homens maduros realmente têm seu charme...
    Beijos,

    ResponderExcluir
  3. Yulo Césare16/10/09

    Oi! Simone
    É com grata satisfação que me proponho fazer um breve comentário sobre nós "homens maduros".
    Evidentemente que a Sra. Zélia traça com sensível perfeição o perfil de homens maduros pois o "seu" Jorge (muito amado) sempre foi o espelho do homem quase perfeito: inteligente, galante, delicado, compreensivo, honesto, coerente, etc.
    Os homens da minha geração foram forjados no aço da honestidade, do caráter, do amor, do romantismo, da delicateza, do saber falar, do charme, do saber e, principalmente, do modo de tratar as mulheres. Elas sempre foram (e para nós sempre serão) o denominador das nossas ações, o farol do nosso caminho e fundamentalmente a razão da nossa existência.
    Obrigado por vocês existirem.
    Beijos...
    Yulo

    ResponderExcluir
  4. Anônimo16/10/09

    Oi! Simone
    É com imensa satisfação que entro no seu "blog" para fazer uma apreciação sobre nós "homens maduros".
    Inicialmente gostaria de dizer que a minha geração foi forjada no aço da honradez, da honestidade, do romantismo, do caráter e fundamentalmente na valorização da mulher.
    Como era gostoso namorar de mãos dadas, ajeitar a cadeira quando no restaurante, oferecer ajuda no momento de pegar o bonde, fazer poemas de amor, dizer "te amo",etc
    Infelizmente tudo isso ficou no passado.
    Hoje, quando vejo o tratamento que os homens dão às mulheres causa-me profunda tristeza.
    A Sra. Zélia traduz com perfeição o quanto nós cortejamos as mulheres. O saber dizer as coisas nos momentos mais ternos. Tenho saudades...

    ResponderExcluir
  5. Queridos Srs. Yulo e Anônimo,
    Pelo texto parecem que têm pensamentos semelhantes: amo e respeito opiniões deste nível, o carinho, dedicação e amor de "um homem maduro" creio que não tem igual, cada um com sua etapa de vida, mas AMOR não tem idade, época e condição, ontem e como hoje precisa somente ligar o despertar o "start". Amar é vida. Amo porque estou vivendo, ou vice e versa, ou... simplesmente AMO. Não explico!!! Querer não tem limites, escolhas...idade...momentos. Acredito que me entendes.
    Obrigada pelos comentários, carinho...
    Beijos, beijos na alma

    ResponderExcluir
  6. Anônimo24/10/09

    Prezada Simone:
    Na verdade, eu não houvera lido o substancioso texto da saudosa e nossa Zélia Gattai. Gostei bastante. Achei-o muito bom e muito construtivo. Valeu. Que muitos e muitos o leiam... Parabéns, amiga!
    Adão de Assunção Duarte
    Advogado, Professor na UCSal.

    ResponderExcluir
  7. Sempre querido e bem-vindo amigo, professor Adão,
    Que bom que gostou do texto, temos respeito e admiração por todos que aqui visitam. Independente de idade, porém, creio que o senhor se identificou com o texto da Sra. Zélia, que maravilhosamente, descreve o "charme e encanto"dos homens maduros. Amamos e respeitamos o charme dos homens em todas as suas fases, porém, somente aqui exaltamos o belo texto da Sra. Gattai.
    Beijos na sua linda alma, amigo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

O seu comentário é muito importante para mim. Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

Crianças, Limites e Exposição: O Que Aprender com a Polêmica do Avião?

A polêmica envolvendo Jeniffer Castro, conhecida como "a moça do avião", gerou discussões intensas nas redes sociais sobre limites, direitos individuais e a cultura de exposição. Jeniffer, que se recusou a ceder seu assento pré-pago em um avião para uma criança, foi filmada e hostilizada publicamente, levantando questões mais profundas sobre o julgamento social e o comportamento coletivo na era digital. O Direito de E scolher e o Excesso de Julgamento Jeniffer não fez nada ilegal. Ela pagou por um assento específico, como é seu direito. No entanto, a recusa resultou em hostilidade por parte de passageiros e internautas, com o episódio sendo amplamente divulgado, transformando um direito pessoal em um julgamento moral. Esse comportamento reflete o quanto as pessoas se sentem autorizadas a julgar e expor outras pessoas, muitas vezes sem considerar o contexto ou as consequências emocionais. Vivemos em uma época em que o impulso de compartilhar e expor nas redes sociais ultra...

Chakras: O Caminho para a Saúde e Bem-Estar

Imagine por um instante que o seu corpo é como uma orquestra. Cada instrumento precisa estar afinado para que a melodia saia harmoniosa. Quando um instrumento desafina, toda a música parece perder o equilíbrio. Assim também acontece conosco: quando um de nossos centros energéticos (chakras) está bloqueado ou desequilibrado, sentimos isso em nossa saúde, em nossas emoções e até em nossos relacionamentos. Os chakras são como pontos de luz que vibram ao longo da nossa coluna, conectando corpo, mente e espírito. Muito além de um conceito místico, eles são um mapa para entendermos nossos estados internos e uma ferramenta poderosa para quem busca mais equilíbrio e bem-estar. O Que São Chakras e Por Que Eles Importam A palavra chakra vem do sânscrito e significa “roda” ou “círculo”. São vórtices de energia que giram e se comunicam entre si, recebendo e emitindo energia para o corpo físico e para o ambiente ao redor. Os sete chakras principais estão alinhados na coluna, do cóccix ao topo da...

Alegria: o contentamento da alma que abre portas para a prosperidade

"Cante mais, dance mais. Mesmo que o canto seja silencioso dentro de você, mesmo que a dança seja apenas o compasso do seu caminhar. Tomar uma atitude alegre é um convite à vida, um presente que oferecemos à alma." A vida é feita de ciclos: dias de luz e dias de sombra, momentos de florescer e momentos de recolhimento. Mas, em todos eles, existe algo capaz de sustentar nossa energia e manter a alma acesa: a alegria. Mais do que um estado passageiro de euforia, a alegria é um contentamento profundo, uma melodia que vibra dentro de nós e que nos conecta com o melhor da existência. Alegria e gratidão: o par que abre caminhos A alegria genuína não depende de circunstâncias perfeitas. Ela nasce da capacidade de enxergar beleza até no simples: no sol da manhã, no sorriso de alguém, no alimento na mesa, no ar que respiramos. Quando associada à gratidão, essa alegria se torna uma força poderosa, capaz de atrair prosperidade e abrir portas do Universo para novas conquistas. Gr...